quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Deixe Espaço para a Criação - Funções Executivas e Criatividade

Colaboração para a Revista Bem-Estar, seção MENTE.


Planejar a vida pessoal e profissional é sinal de organização e amadurecimento. Mas o que fazer quando ocorrem situações inesperadas? Nesses momentos, encontrar uma solução é mais difícil, pois o cérebro está condicionado a agir somente sob caminhos e regras pré-determinados.

Tal “paralisação” pode ser sinal de um bloqueio à criatividade que a própria pessoa provoca a si mesma ao longo dos anos. A constatação veio de uma recente pesquisa da Universidade Wake Forest, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

O estudo, publicado no jornal científico Social Cognition, apontou que pessoas que se programam demais para realizar suas atividades evitam a possibilidade de ter uma melhor percepção e até soluções mais simples para os problemas. A organização mental sem planos traçados evita um desgaste quando já há um levantamento prévio das possíveis dificuldades.

Esse passo a passo até tem seu lado bom, pois ajuda a atingir metas e dar um controle maior. Contudo, quem segue uma vida roteirizada não tem flexibilidade suficiente para se adaptar e não atiça o cérebro, afirma o neuropsicólogo Thiago Rivero, pesquisador colaborador da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e diretor da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. “É preciso deixar espaço para o inesperado”, diz. “Nada melhor que ter problemas para desenvolver a criatividade, que dá respostas novas para problemas novos. Não adianta ficar lastimando, é preciso criar uma saída.”

Para continuar lendo clique aqui - página 1 e página 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário