quarta-feira, 22 de junho de 2011

Uol Ciência e Saúde: Concentração pede vida saudável e regrada, dizem especialistas

26/10/2010 - 07h00

Concentração pede vida saudável e regrada, dizem especialistas

Márcio Derbli
Especial para o UOL Ciência e Saúde
Dormir o suficiente e praticar uma atividade física regular ajudam a melhorar a concentração

Melhorar a atenção e a concentração sem o uso de medicamentos é possível adotando algumas medidas. Segundo o neurologista Paulo Bertolucci, atitudes como dormir o suficiente, não abusar de bebidas alcoólicas, não tomar tranquilizantes se não for realmente necessário e praticar uma atividade física regular são suficientes para obter melhorias no rendimento. O segredo é diminuir o estresse. “A atividade física regular diminui o estresse, isso não tem nada a ver com medicação, tem a ver com uma vida mais saudável. Com mais sono e menos estresse, você mantém a atenção”, ensina o especialista.

Para Thiago Rivero, pesquisador do departamento de Psicobiologia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), a terapia cognitivo-comportamental pode ser útil em casos de diagnóstico de TDAH. Neste tipo de terapia, são utilizadas diversas técnicas de treinamento que levam a uma melhoria da atenção e concentração. O especialista pode auxiliar, por exemplo, no planejamento e organização de cronogramas para realização de tarefas.

Segundo o pesquisador, os principais inimigos da falta de concentração são a falta de regras na rotina diária, desde criança, e o desconhecimento dos processos cognitivos do cérebro. “Quanto mais cedo se ensina o uso de regras, a organização, o planejamento e o estímulo a todas as funções mentais, mais cedo criamos jovens independentes, autônomos e com qualidade de vida”, avalia Rivero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário